NAVE galeria
SINE QUA NON
Fábio Colaço
Jon Gorospe
Mónica Mindelis
Susana Rocha
Teresa Murta





11.11 __ 22.01.2022
PHOTO Jon Gorospe

 

 

Sine Qua Non é um campo de ensaio para as diversas expressões dos artistas plásticos Fábio Colaço, Jon Gorospe, Mónica Mindelis, Susana Rocha e Teresa Murta.

A proposta deste project room, oferece a composição de um lugar comum de pensamento à coexistência das interpretações individuais do colectivo, onde se potencia o espaço de reflexão e de percepção. O uso enfático - como sinónimo de qualquer condição que queremos marcar como fundamental para que uma dada circunstância se verifique - relativiza a imposição e exponencia o objectivo.

O hiperdesenvolvimento da expressão artística, é uma forma declaratória de experimentar o mundo como um fenómeno estético. Mas apenas uma forma particular, surge em reação a um estilo de realismo opressivamente dogmático, e todas as linguagens - ou seja, toda a arte - proclama isto. Se o mundo (tudo o que existe) é em última análise um fenómeno estético, o mundo não pode em última análise, ser justificado. A justificativa é uma operação da mente, que pode ser compreendida somente quando consideramos uma parte do mundo em relação a outra - e não quando consideramos tudo o que existe.

Esta exposição, é uma celebração ao encontro da diversidade formal dos artistas da galeria, e homenageia o observador com uma simplicidade inquietante de sem o qual, não pode ser. A cumplicidade tácita entre o discurso singular e a leitura de coletivo, expressa uma exposição a cinco vozes que aclama à pesquisa da verdade poética.