BE MY GUEST
exposição colectiva
5º Aniversário da Galeria
Arturo Comas convida Raquel Serrano
Birte Bosse convida Claude Cattelain
Francisco Correia convida Inês Raposo
Henri Haake convida Mariona Berenguer
João Motta Guedes convida Sara Mealha
Jon Gorospe convida Sara Korshøj Christensen
Galeria NAVE convida Tomaz Hipólito
10.05 __ 28.06.2024
© Bruno Lopes
Em Be My Guest, o projecto desenvolvido por vários artistas especificamente para a exposição colectiva comemorativa do 5º Aniversário da Galeria NAVE, parte do conceito no sentido literal do título da exposição, e as interpretações pessoais articuladas com o desafio que a Galeria apresentou a cada um dos seus artistas representados.
Numa época digital em que um convite é um sopro que é lançado ao ar e o algoritmo espalha como areia no deserto de forma padronizada - parcamente decifrável para a grande maioria, e demasiado informático para outros tantos e entre os quais me incluo, “O” convite formal, aquele, personalizado e até poetizado com alguma reverência, quase está olvidado. Quisemos provocar os artistas nesta data - que para nós NAVE, além de marcante também representa a fronteira do desafio destes cinco anos, a pensarem em um artista junto ao qual gostariam de expor pela primeira vez e que sobretudo, admirassem, sem balizas de linguagem artística, geografia ou género. O convite deveria ser dirigido com essa solenidade, mas também com a humildade de um anfitrião que aguarda, até com alguma inquietação, pela resposta do seu convidado. A NAVE também esteve ao lado dos seus artistas, participou do desafio e formalizou um convite.
Com assiduidade recorro ao substantivo banquete, que me conduz à emoção filosófica do Banquete de Platão. Provavelmente porque o tema principal seja uma sequência de diálogos sobre a natureza e a definição do que é o amor. Numa perspectiva pessoal, é absolutamente impossível desagregar a Arte da diversidade da perspectiva conceptual da natureza humana, a artística, que nos brinda com conceitos, reflexões e interpretações que possibilitam ao observador reflectir e sobretudo, permitir-se emocionar. O mesmo sucede com o amor, a abnegação dos artistas que quando expõem a sua obra – por vezes exibindo questões pessoais e íntimas, apresentando-as para que, mais uma vez, o público tenha a possibilidade além de contemplar beleza procurar no seu subconsciente e nas suas referências a liberdade de uma visão pessoal sobre a obra exposta.
É impossível sentir indiferença quando visitamos a exposição, pois percebemos que além do desafio suplantado pelos artistas, somos sacudidos por uma orquestra de diversas melodias artísticas - selecionadas individualmente por cada um dos artistas da galeria sem nunca terem partilhado as suas escolhas com o resto do grupo (apenas comigo), e que resulta numa composição de elevado timbre e qualidade.
Nesta sala, e em cada obra exposta, não ouve qualquer imposição temática aos artistas, senão a da liberdade de apresentar a sua própria derme e essência das suas práticas artísticas, e a partir de cada compleição, foi composta a narrativa que os reúne a todos.
Os 13 artistas apresentam 13 obras que são o verdadeiro sentido do banquete, o festim dos diálogos poéticos e metafóricos, contidos na espacialidade da sala da Galeria, sobretudo oferecendo-nos tudo, a generosidade da intimidade do pensamento pessoal de cada um e isso, além de arte, é também afeto.
Be My Guest como expressão global e multicultural da imagem actual da arte ultra contemporânea da geografia europeia, é uma exposição opulenta de trabalhos duma vasta multiplicidade de médiuns: desde a instalação à escultura, fotografia, desenho, pintura, vídeo, arte têxtil e obra gráfica que se juntam em Lisboa, vindas da Noruega, Bélgica, Alemanha, Espanha e Portugal.
Perdoem a gala e a exultação, mas esta é uma exposição colectiva de celebração de 5 anos da Galeria NAVE que até hoje, já apresentou 34 exposições e 29 artistas.
Agora, façam o favor de ser os nossos convidados, sintam-se em casa e descubram todos os artistas, porque eles são os vossos verdadeiros anfitriões.
Mercedes Cerón
Maio, 2024