top of page
Art Brussels 2025
The Screen
Programa especial com curadoria de
Eliel Jones e Alex Reynolds
Arista apresentada:
MARIONA BERENGUER

Brussels Expo

Hall 5

Place de la Belgique 1

1020 Bruxelas (BE)

The Tribune
Domingo 27.04.2025
La Siesta_edited.jpg

 

É com grande prazer que a galeria NAVE anuncia a participação no programa especial The Screen 

na Art Brussels 2025, com o video da artista Mariona Berenguer.

 

 

 

LA SIESTA, 2023 

video loop, 6’48’’

Contrariamente ao pressuposto predominante de que o sono é uma expressão de passividade e inércia, o vídeo em loop La Siesta (2023) de Mariona Berenguer revela-o como uma esfera de actividade autónoma e um retiro às exigências quotidianas. O sono não contradiz a vigília, é sim um prolongamento e uma reorganização da mesma, essencial para a manutenção das nossas funções biológicas e para o fortalecimento das relações sociais. O vídeo mostra como as realidades vivenciadas consciente e inconscientemente convergem no reino dos sonhos e como as suas interações se manifestam no corpo sonhador.

 

Situado no espaço liminar entre uma mente vigilante e um corpo exausto, La Siesta apresenta uma criatura animal no limiar do sono. A câmara permanece firmemente focada nos movimentos inquietos do seu olho. Nem totalmente aberto nem fechado, parece correr através da informação e das emoções, absorto nas imagens fluidas dos sonhos. De facto, durante a fase do sono REM (Rapid Eye Movement), o cérebro está muito activo, enquanto o corpo permanece paralisado para evitar que reaja aos estímulos subconscientes. O olho marca um limiar entre os mundos interior e exterior, voltando-se tanto para dentro como para fora para lidar com a velocidade e a intensidade das realidades vividas e imaginadas. Neste espaço íntimo, o olhar da câmara parece intrometer-se como um voyeur, evocando uma sensação de desconforto e estranheza. A artista compara a experiência de ver um filme com os olhos vendados – onde os acontecimentos se desenrolam para além do campo de visão, mas afetam profundamente a nossa perceção.

 

O título, La Siesta, evoca a imagem de uma sesta nos dias quentes de verão, um momento fugaz de pausa sob um calor sufocante. No entanto, a sesta é assombrada por uma paisagem sonora de ruídos domésticos – o zumbido de uma máquina de lavar louça, o som suave de um teclado – que penetram no subconsciente e estimulam a sua imaginação. À medida que o vídeo se repete indefinidamente, reforça a progressão implacável do tempo, onde o descanso e a atividade estão intrinsecamente interligados. Nesta interação, Berenguer cria uma dupla narrativa: uma que se desenrola no reino interior dos sonhos e a outra, no movimento contínuo do seu meio envolvente. Mesmo em repouso, permanecemos presos à dinâmica inquietante do mundo.

Copyright © 2025 Galeria NAVE, all rights reserved.

bottom of page